Articulações em defesa do território no ATL 2025
- Ka'apor Ta Hury
- 4 de jun.
- 1 min de leitura
Atualizado: 10 de jun.
A presença dos Ka’apor em Brasília reafirmou o compromisso com a defesa de seu território, cultura e bem viver coletivo. A visita contou com apoio da Widlife Works. Ao mesmo tempo em que participaram das mobilizações do ATL, as lideranças ocuparam os gabinetes, dialogaram com os ministérios e provocaram os órgãos públicos a agir diante dos desafios das comunidades que estão com a Associação Ka’apor Ta Hury.

Nossas lideranças – com o Cacique Geral Iracadju Ka’apor à frente – realizaram uma forte agenda de reuniões com órgãos como MEC, FUNAI, MPI e MMA.
Levamos demandas urgentes da TI Alto Turiaçu:
- Reconhecimento de escolas como a de Turizinho
- Cursos de brigadistas e combate a incêndios
- Melhoria da saúde indígena e estrutura nas aldeias
- E principalmente, denúncias contra José Mendes, que desde 2015 dividiu o povo Ka’apor e insiste em tentar sabotar os projetos da Associação Ka’apor Ta Hury. Desrespeitando a cultura do povo Ka’apor e o jeito tradicional de tomar decisões, onde a maioria é quem decide. E também fere os princípios da autodeterminação dos povos indígenas garantidos pela Constituição Federal e pelos tratados internacionais.
Reafirmamos também nosso desejo de seguir com o projeto de REDD+ com a Wildlife Works, com base na nossa autonomia e consulta livre, prévia e informada.
O povo Ka’apor segue unido, lutando por seus direitos, pela floresta e por um futuro melhor para as nossas aldeias.
Comments